TUDO sobre celulite! Parte I




São várias as dúvidas sobre a temida vilã celulite! Por que ela surge? É possível acabar ela? Como sabemos que é feita muita confusão sobre este tema, vamos fazer uma série de posts esclarecendo todas as dúvidas! O que acham?!
 
Hoje vamos entender um pouquinho sobre esta disfunção estética e por que ela surge.
 

- Afinal, o que é celulite e por que ela aparece? -

A celulite, ou hidrolipodistrofia ginoide, ao contrário, do que muitos pensam, não é gordura. Trata-se de uma alteração na pele causada por um desequilíbrio do organismo, que envolve a circulação sanguínea, formação hormonal e as diferentes camadas da pele. A celulite nada mais é do que um fenômeno degenerativo e não inflamatório da hipoderme (camada mais profunda da pele), em que as alterações na arquitetura da pele propiciam o acúmulo de gordura e/ou edema (inchaço), dando origem a alterações teciduais que, com o tempo, transformam-se na fibrose da celulite.
 
A celulite é causada por um conjunto de fatores, como: Má nutrição, fumo, sedentarismo, predisposição genética, alterações hormonais e circulatórias, sedentarismo, álcool, uso de anticoncepcional e estresse. Então, não é apenas uma coisa que leva ao desenvolvimento da celulite, e sim a combinação de vários destes fatores! Entenda assim: Quanto mais fatores de risco você possui para desenvolver a celulite, maiores serão as chances dela aparecer.
 

- Graus da celulite -

Existem vários graus de celulite, que vão das mais brandas, que aparecem somente quando se pressiona a pele, até as mais visíveis (e mais temidas!!).
 
 
 
Você pode pensar: Ufa, minha celulite é grau 1, só aparece quando pressiono a pele, por isso não vou me preocupar... cuidado! Só porque sua pele está com grau menor de celulite, não quer dizer que se deve ter menos cuidado, pelo contrário!! Se o problema não for tratado, o organismo produz mais fibrose para isolar os agentes agressores, desta forma, a camada de fibrose aumenta, comprime vasos, veias e capilares linfáticos, e infiltra-se no edema até lesionar a pele, tracionando-a. E aí sim, a situação vai piorar, aparecendo o aspecto de casca de laranja.
 
Então... quer saber como se livrar da celulite? Confira nossos próximos posts! Até a próxima!
 
Fonte das informações: Revista Negócio Estética, Maio de 2014.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário